No dia 28 de julho de 2015, Dadarao Bilhore, vendedor de frutas e vegetais de 48 anos, acordou com notícias terríveis. O seu filho de 16 anos tinha perdido a vida num acidente por causa de um buraco na estrada Jogeshwari-Vikhroli Link Road (JVLR), em Mumbai. Arrasado pela morte do seu único filho, Dadarao assumiu a responsabilidade de tapar todos os buracos que pudesse.
Prakash, filho de Dadarao, morreu depois de a sua motocicleta cair e ficar presa num buraco profundo na estrada de ligação entupida pela água da chuva.
Apesar das repetidas visitas à Brihanmumbai Municipal Corporation (BMC), Dadarao não viu quaisquer esforços para resolver o problema.
Então, tomou a iniciativa e começou a trabalhar com um kit que incluía blocos de pavimentação, uma espátula e areia de construção.
“Não quero que outras pessoas tenham o mesmo destino que o meu filho Prakash. Vou continuar a trabalhar até que a Índia fique livre de buracos. Estou cansado, mas não vou parar”, disse Dadarao.
Para além disso, também criou uma aplicação móvel chamada Spothole, que conta com a ajuda de outros cidadãos na sinalização e localização de buracos.
“A aplicação usa três recursos básicos já disponíveis em qualquer smartphone – câmara móvel, GPS e ligação à Internet – e permite que os cidadãos realizem metade do trabalho, distribuindo energia e responsabilidade muito necessária para um modelo de crowdsourcing. O primeiro passo para consertar um buraco é marcá-lo”, explicou Dadarao.
Só em 2017, 3.600 pessoas morrerem devido a buracos na estrada em 2017 na Índia – segundo uma pesquisa nacional, 10 pessoas perdem a vida por esse motivo todos os dias.
A história de Dadarao Bilhore tem-se destacado como um exemplo de como até mesmo um só homem pode fazer a diferença.