Recentemente, um grupo de famílias australianas foi apanhado de surpresa por uma série de caranguejos-ladrões gigantes que invadiu a sua churrascada ao ar livre.
Num acampamento na Ilha Christmas, na Austrália, as famílias estavam a preparar a comida quando dezenas de caranguejos-ladrões – também conhecidos como caranguejos de coco – apareceram à procura de algo para comer.
“Os nossos caranguejos ladrões travessos fizeram manchetes em todo o país esta semana quando apareceram sem aviso prévio num churrasco em família aqui na Ilha Christmas”, comunicou a prefeitura.
Amy Luetich, que testemunhou o evento, disse que nunca tinha visto tantas criaturas ao mesmo tempo antes.
“Já acampámos naquela área algumas vezes e nunca vimos tantos caranguejos-ladrões. Assim que começámos a cozinhar, eles aglomeraram-se ao nosso redor. O meu filho contou 52”, disse.
“Então, eles começaram a subir na mesa e um deles subiu na churrasqueira. Mantivemos as nossas barracas longe de onde havíamos comido, mas uma das famílias disse que durante toda a noite sentiram um a bater do lado de fora da sua tenda”, acrescentou Amy.
O caranguejo-ladrão é o maior crustáceo terrestre do mundo e pode pesar até 20 kg e medir até 1 metro de altura.
“A Ilha Christmas tem a maior e mais bem protegida população do mundo desses gigantes gentis, que podem viver mais de 50 anos. Eles são encontrados na maior parte da ilha, geralmente abrigando-se durante o dia e aventurando-se à noite ou em dias nublados”, informou um especialista.
Tendo em conta que estão intimamente relacionados aos caranguejos eremitas, alimentam-se principalmente de frutas, sementes e o miolo de árvores caídas.
PARTILHE!