Histórias

Professora vai bem além do esperado para ensinar anatomia aos seus alunos vestindo um fato de corpo inteiro

Por norma, as pessoas sabem muito pouco sobre a anatomia humana, por isso esta professora está empenhada em fazer com que os seus alunos compreendam os corpos em que vivem.

A verdade é que o conhecimento da anatomia humana básica é realmente importante – ajuda a manter-nos saudáveis e alerta.

Segundo uma investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lancaster, a única parte do corpo que os participantes sabiam localizar com 100% de precisão era o cérebro.

Quando Veronica Duque, uma professora de 43 anos, leciona há 15 anos e atualmente trabalha na Escola María Teresa Íñigo de Toro, em Valladolid, Espanha. Quando ela viu um body anatómico no site AliExpress, não hesitou, na esperança que ajudasse a envolver os seus alunos da 3ª série nas suas aulas de anatomia.

“Sabendo como é difícil para crianças tão jovens visualizar a disposição dos órgãos internos, achei que valia a pena tentar”, explicou.

Os seus alunos têm de 8 a 9 anos de idade, então é normal que a seja um tema estranho para eles. No entanto, qualquer coisa que ajude a informação a ficar nas suas cabeças só lhes vai fazer bem.

A ideia criativa da professora tornou-se viral depois do seu marido twittar fotografias dela a usar o fato de corpo inteiro na sala de aula, dizendo que estava muito orgulhoso da sua incrível esposa e do seu compromisso com a sua profissão.

“Eu ensino de tudo, desde ciências naturais e sociais até arte, inglês e espanhol na escola. A maioria de nós aprendeu anatomia numa aula de 15 minutos com um professor de física que realmente não queria saber, e é por isso que mal sabemos dizer a diferença entre um pâncreas e um baço”, disse Veronica.

Como pode imaginar, Duque valoriza a criatividade em todas as suas aulas. “Há muito tempo, decidi usar disfarces para as aulas de história. Também uso coroas de papelão para os meus alunos aprenderem categorias gramaticais, como substantivos, adjetivos e verbos. Diferentes reinos gramaticais, por assim dizer”, explica.

A sua abordagem de ensino (e o seu amor pelo seu trabalho) faz-nos pensar em alguns dos melhores professores que tivemos nas nossas vidas – aqueles que se importavam, que nos envolviam e que tornavam a aprendizagem divertida, pelo que Veronica merece o reconhecimento.

Uma coisa que a docente espera enquanto a sua história continua a viralizar é que as pessoas vejam os professores sob uma luz diferente. “Gostaria que a sociedade parasse de considerar os professores como servidores públicos burocráticos preguiçosos. Certamente não o somos”, disse.

Sempre haverá bons e maus professores por aí (e muitos no meio), mas vale a pena destacar os melhores momentos de alguns dos melhores professores, pois não é uma profissão fácil. PARTILHE!

Popular

To Top