Casa

Casal mora em micro autocarro que consome apenas £ 10 por semana: uma vida muito económica

Karla Molony, de 36 anos mora com o companheiro Gary, de 34 anos, e os seus três cães e um gato num miniautocarro, mas diz que a vida na estrada é tranquila.

“Quando começámos a procurar uma casa, percebemos que o aluguer e as contas iriam custar pelo menos £ 1.500 por mês. Sempre fantasiei em viver fora da rede, então comecei a ler blogs sobre maneiras baratas de fazer isso. Em abril de 2018, conseguimos dinheiro suficiente para investir no nosso sonho. Navegando no Facebook Marketplace, encontrámos um micro autocarro de 1996 à venda por £ 2.400 e decidimos comprá-lo”, contou Karla.

“Ele precisava de muito trabalho, então o meu pai deixou que o Gary e eu ficássemos a viver na garagem dele enquanto remodelávamos a viatura. Gastámos £ 6.000 numa cama, chuveiro, banheiro de compostagem, máquina de lavar, frigorífico movido a energia solar, fogão a lenha e cozinha, que o meu pai nos ajudou a instalar. Os meus amigos e família já sabem que sou um pouco excêntrica, então não ficaram surpreendidos com o nosso plano”, acrescentou.

“No dia 13 de agosto partimos animados, mas nervosos. Tínhamos tirado algumas semanas do trabalho para conduzir ao longo da costa de Dorset. No início, dormir no autocarro foi estranho, mas senti-me segura com o Gary e os cáes, que dormiam nos sofás, e foi incrível poder tomar um copo de vinho sob as estrelas. Depois das nossas férias, voltámos para Bournemouth para estacionar e trabalhar, aproveitando para explorar com o autocarro à noite e nos fins de semana, parando em praias e estradas rurais tranquilas”, lembrou Karla.

“As nossas despesas são de 40 centavos por dia, com gás GLP recarregável para cozinhar, chuveiros quentes e lavar a loiça e £ 10 por semana com combustível. Geralmente, é grátis estacionar. A nossa conta semanal com comida é de £ 30, e eu cozinhava assados ​​e lasanha. O principal desafio é obter água, mas os postos de gasolina geralmente deixam-nos reabastecer de graça”, partilhou.

“No início do inverno, o Gary e eu ficamos aconchegados em frente à lareira, a ver Netflix. Usamos a madeira das árvores caídas, que os construtores também nos deram de graça. Em novembro, deixámos os nossos empregos no supermercado e começámos a fazer entregas flexíveis e trabalho de limpeza. Como estávamos a conseguir economizar muito, pudemos passar férias na Islândia, Maiorca e Amsterdão. Também fomos a festivais no Reino Unido e vendemos sorvetes. Algumas das minhas melhores lembranças são assistir o nascer do sol em praias lindas como Ogmore-by-Sea em Glamorgan e Polzeath em Cornwall, feliz e relaxada por saber que não tinha dívidas nem despesas para pagar”, recordou Karla.

“A vida na estrada é livre de stress e o máximo com que nos preocupamos são possíveis estragos, o que só aconteceu algumas vezes. O pior é a falta de privacidade relativamente à casa de banho, que só tem cortina de box no lugar da porta, mas é um preço pequeno a pagar pela liberdade. Nunca me senti insegura, mas se sentíssemos, apenas dirigiríamos para outro lugar”, revelou.

“Sem as preocupações da vida normal, o Gary e eu nunca discutimos – e passámos mais de 2 anos juntos num espaço minúsculo. É libertador ser tão espontâneo, atirar uma moeda ao ar para ver para onde iremos a seguir. Em julho de 2019, comprámos um camião de 7,5 toneladas por £ 1.000 com dinheiro que tínhamos economizado, pois queríamos ter mais espaço. Ele está em Bournemouth enquanto o convertemos. Estamos a instalar turbinas eólicas, um filtro de água da chuva e painéis solares. Nem o Gary nem eu queremos ter filhos ou casar, e o nosso sonho é comprar um terreno e morar numa autocaravana de dois andares fora da rede. Acho que nunca mais vou comprar uma casa”, contou Karla entusiasticamente.

“Evitámos o stress da quarentena e estamos felizes na nossa pequena bolha. Eu recomendaria este modo de vida para qualquer pessoa que esteja farta do mundo moderno. Vivemos o momento e valorizamos as nossas vidas mais do que nunca”, concluiu.

Siga @jimjamthetravellingcat no Instagram e Facebook para ver mais sobre a jornada de Karla e Gary.

Cerca de 75.000 pessoas vivem atualmente fora de rede no Reino Unido, existindo mais de 500.000 autocaravanas em uso em todo o país.

PARTILHE!

Popular

To Top