No bairro do Retiro, em São Paulo, um menino de 13 anos vai diariamente vender trufas para a estrada depois das aulas, para conseguir aprender a vender e lidar com clientes e fazer algum dinheiro extra.
Infelizmente, aprendeu por experiência própria que há clientes bons e clientes maus, quando um cliente lhe deu uma nota de R$ 100 por todas as trufas, que são vendidas a R$ 5 cada.
O jovem ficou muito feliz com a venda e dirigiu-se ao supermercado para comprar mais trufas e outros alimentos para casa, onde reside com os pais e quatro irmãos, mas acabou por descobrir que a nota de R$ 100 era falsa.
“Ele pediu para confirmarmos se a nota era verdadeira. Eu percebi que a nota era falsa na hora, mas fomos ao balcão confirmar e verificámos que não tinha o relevo e outros detalhes de uma nota verdadeira. Era uma falsificação grosseira, mas um menino não conseguiria diferenciar. Ele ficou muito desapontado porque ia fazer compras. Os meus olhos encheram-se de lágrimas ao ver que ele perdeu tudo e foi tão honesto que quis deixar a nota para alertar as meninas da caixa”, conta Sandro Moraes, segurança do supermercado em questão.
Posteriormente, a mãe do jovem contou que ele chegou a casa muito triste e chorou por ter sido enganado e ter dado 20 trufas a um homem mal-intencionado a troco de dinheiro falso.
“O meu filho tem este negócio para comprar coisas para ele e diz sempre que sonha ser empreendedor ou vendedor no futuro. Para isso, tem de aprender desde cedo”, disse a mãe.
Infelizmente, o menino não vai recuperar o dinheiro, mas aprendeu uma lição valiosa sobre a importância de observar os detalhes antes de fechar negócio, principalmente quando parece demasiado bom.
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