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Ela não usa sutiã no local de trabalho e os colegas criticam-na e dizem-lhe para ela “se comportar”

Um novo emprego traz muitas incertezas. Afinal, implica conhecer novas pessoas, um novo ambiente e um novo conjunto de responsabilidades. Há muito que fazer para se preparar para o sucesso, mas antes que a utilizadora do Reddit com o nome fictício “Katie” tivesse a chance de se organizar e conhecer a equipa, meteu-se numa situação complicada.

É que Katie não gosta de sutiãs, e já não usa um há muito tempo, mesmo em locais de trabalho.

Nos primeiros dias no emprego novo, recebeu comentários negativos dos seus colegas e agora não sabe o que fazer. Então, recorreu ao Reddit para perguntar “Sou eu que estou mal por não usar sutiã para trabalhar?” e descreveu toda a situação, esperando que as pessoas lhe dessem conselhos úteis.

A mulher escolheu aquela empresa em particular para trabalhar porque lhe causou uma impressão muito boa. “Eu só recebi uma oferta de trabalho de duas empresas, e esta oferecia muito mais dinheiro por um trabalho de engenharia de software do que eu esperava, então aceitei”, explicou.

Ela também disse que os seus colegas do sexo masculino usam principalmente camisas e jeans. “As minhas colegas vestem-se casualmente, mas podemos dizer que as mulheres que trabalham no meu projeto são mais conservadoras que outras”, acrescentou Katie.

Tan France, um estilista britânico-paquistanês-americano, personalidade da televisão e autor, diz que business casual não significa necessariamente casual. “O que realmente significa é que você não precisa de usar fato e gravata. A roupa de trabalho casual de negócios geralmente inclui uma camisa de colarinho (botão ou camisa pólo) ou suéter na parte superior, com calças, calças cáqui, calças de algodão ou uma saia lápis na parte inferior. Você também pode adicionar um blazer, mas não precisa necessariamente de um feito por medida. Os sapatos devem ser fechados e profissionais, independentemente de escolher botas, saltos, sapatilhas, mocassins, mulas ou oxfords. O business casual é uma boa maneira de se vestir se você não tiver certeza do tipo de ambiente em que está a entrar, uma vez que fica entre o profissional de negócios e o casual”, explicou.

Um código de vestimenta casual de escritório é ainda menos restritivo do que o casual para negócios, mas Tan France destacou que isso não significa que as pessoas devam vestir-se tão casualmente quanto fariam fora do trabalho. “Esse tipo de traje de trabalho é comum nas indústrias criativas e nas sextas-feiras casuais em locais de trabalho mais formais. Para manter uma aparência profissional ao usar roupas casuais, procure camisas de botões e blusas e em cores sólidas e jeans escuros ou pretos sem rasgões nem buracos. Embora ténis limpos possam ser adequados, prefira sempre sapatos de bico fechado e evite por completo chinelos”, aconselhou Tan.

Se alguém não tiver certeza do mais adequado para o seu ambiente de trabalho, Sylvie di Giusto, fundadora da Executive Image Consulting, diz que a regra básica é: “quanto mais você lida com o dinheiro de um cliente, mais tradicional e conservador deve estar vestido”.

Em geral, isso significa que as pessoas nas áreas de finanças, direito e contabilidade, por exemplo, devem vestir trajes tradicionais de negócios, e os que trabalham nas indústrias criativas, como entretenimento e publicidade, têm mais flexibilidade.

No final, Katie disse que se tiver de escolher entre o seu trabalho e usar um sutiã, acabaria por ceder. “Eu escolheria o meu trabalho, obviamente, preciso de sobreviver”, disse.

Qual a sua opinião sobre a situação?

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