Curiosidades

Está em construção na França uma aldeia para pessoas com Alzheimer

Hoje vamos dar-lhe a conhecer um projeto revolucionário francês, que tem como objetivo dar aos pacientes de Alzheimer a oportunidade de viver o mais confortavelmente possível.

Trata-se de um complexo autónomo situado em Dax, cidade termal no sudoeste da França, que vai imitar uma aldeia, com supermercado, centro de saúde, cabeleireiro e biblioteca.

Os 120 moradores da “aldeia”, todos portadores da doença de Alzheimer, vão poder viver livremente, com menos medicação e em seguranças.

Estes morados/pacientes vão ser instalados em casas partilhadas, distribuídas por 4 baixos, com 100 cuidadores e 12 voluntários que vão organizar várias atividades.

Para além disso, as instalações do complexo são projetadas com o objetivo de ajudar com o sentido de direção, visão e memória.

Nesta aldeia, os pacientes serão mais ativos e sociáveis, pois não vão precisar de tantos medicamentos e vão poder andar mais à vontade.

Este projeto foi inspirado em Hogeweyk, a primeira “aldeia de Alzheimer” a nível mundial, perto de Amesterdão, na Holanda, onde os moradores são agrupados tendo em conta as suas origens e interesses.

Na aldeia francesa, uma equipa de investigadores vai liderar um estudo a compará-la com os lares de idosos tradicionais.

A inauguração do espaço, que deve custar 28,8 milhões de euros, está prevista para finais de 2019.

Precisamos de mais projetos como este, com interesse no aumento da qualidade de vida das pessoas com Alzheimer, não acha?

PARTILHE!

Popular

To Top