Curiosidades

Psicólogos descobriram que a ordem em que nascemos define a nossa personalidade. Incrível, porém verdade!

Caso tenha irmãos, é possível que já tenha reparado nas diferenças entre todos ou a razão pela qual os pais os tratam de formas distintas.

MRW my bowlcut becomes so powerful I am now able to absorb the life force from my siblings

Interessado pelo tema, o psicólogo Kevin Leman decidiu pesquisar sobre os efeitos da ordem do nascimento deste 1967, acabando por publicar as suas conclusões no livro “Mais Velho, Do Meio ou Mais Novo: a Ordem Do Nascimento Revela Quem Você É”.

 

Leman acredita que a ordem de nascimento tem efetivamente um impacto na personalidade de cada um e na relação com os outros.

Os filhos mais velhos , sendo os primeiros dos pais, acabam por ser uma experiência por tentativa e erro. Dispõem da máxima atenção por parte dos pais, que por isso mesmo são mais rígidos, alimentando a tendência de o filho mais velho se tornar perfecionista.

25 yrs later and this still pretty much sums up how I feel about my sister.

Com a chegada do segundo filho, os pais já têm mais experiência e uma ideia daquilo que devem fazer, sendo por isso menos rigorosos. O segundo filho já tem de repartir a atenção dos pais, daí muitas vezes adotar comportamentos em que procura conseguir a aprovação dos outros.

 

Aqui fica um resumo das características de personalidade gerais, consoante a ordem de nascimento:

 

  • Primeiro filho: é tido como o líder, o mais experiente e sábio, e geralmente os pais depositam mais confiança nele por isso mesmo. Acaba por tornar-se uma espécie de “mini-adulto”, pois são-lhe atribuídas mais responsabilidades que aos irmãos mais novos.

 

  • Filho do meio: é costume sentir-se incompreendido, pois não é nem o mais velho nem o mais novo, e sente mais necessidade que reparem nele, podendo adotar comportamentos algo rebeldes para isso. Habitualmente, constroem um grande círculo social:

 

  • Filho mais novo: regra geral, este é mais descontraído e aventureiro, em comparação com os outros irmãos. Adora divertir-se, mas também pode desenvolver uma vertente mais manipuladora e egoísta.

 

  • Filho único: tem uma posição única e insubstituível no panorama da família, sendo as atenções todas viradas para este durante toda a vida. Apesar de ter um maior acompanhamento, também sofre com as expectativas que a família cria sobre o mesmo. Assim, costumam ser mais maduros que o suposto para a sua idade, perfecionistas e com tendência para liderar.
Gosta desta página -->


Concorda com a descrição? PARTILHE!

Popular

To Top