Normalmente, as pessoas usam o álcool etílico na qualidade de desinfetante ou para remover o verniz das unhas ou a cola de alguns objetos. Porém, este tem muitas mais utilidades do que se espera! Aqui ficam algumas delas:
- Eliminar percevejos
Os percevejos podem constituir um problema, pois mesmo tendo todos os cuidados de higiene e uma casa limpa, estes podem entrar connosco quando regressamos de férias ou passamos algum tempo em casa de outras pessoas.
Neste caso, o álcool pode ajudar: enche um borrifador com álcool etílico e aplica sobre os travesseiros e colchões. Os percevejos colocam ovos, portanto deves repetir este procedimento diversas vezes.
- Substituir desodorizante
Se o teu desodorizante acabou e te esqueceste de comprar um novo, ou se estás em casa de alguém e notas que o efeito do desodorizante está a passar, temos a solução para ti. O álcool, frequentemente encontrado em kits de primeiros socorros nas casas-de-banho, mata as bactérias que causam mau odor, por isso podes utilizá-lo ocasionalmente. Não o utilizes nas axilas prolongadamente pois este pode acabar por irritar a pele.
- Bolsa térmica caseira
Sabias que quando colocas o álcool no congelador, este não congela? Em vez disso, transforma-se numa espécie de massa grossa e fria, semelhante a um gel, podendo ser utilizado para criar uma bolsa térmica.
Mistura uma medida de álcool com 2 medidas de água num saco plástico com fecho e retira o máximo de ar possível antes de o colocar no congelador. Passado aproximadamente 1 hora, a bolsa vai ter a textura ideal para utilizar em lesões ou manter bebidas ou alimentos frescos.
- Eliminar piolhos
Para eliminares piolhos, enche um borrifador com álcool etílico e adiciona algumas gotas de óleo de lavanda. De seguida, desloca-te até um sítio arejado e aplica a mistura de forma generosa no couro cabeludo e no cabelo. Por fim, penteia o cabelo para retirar os piolhos mortos. Deves deixar a escova utilizada mergulhada na mistura durante pelo menos 1 hora para te certificares que todos os piolhos foram eliminados e não voltam para o teu cabelo.
- Limpar as orelhas
Se és daquelas pessoas que utilizam cotonetes para limpar as orelhas, deves parar pois pode ser perigoso, uma vez que estes empurram a cera para o canal auditivo.
Para limpares devidamente as orelhas, mistura vinagre branco e álcool num recipiente. Seguidamente, mergulha um pouco de algodão na mistura e espreme uma gota no ouvido. Eventualmente, a cera vai ser eliminada sozinha.
- Remover verniz
Normalmente, os removedores de verniz possuem acetona, um químico bastante forte que pode enfraquecer as unhas e chega a deixar algumas pessoas enjoadas. O álcool puro é uma opção mais viável, pois embora a remoção demore mais tempo, as unhas não vão sofrer danos.
- Retirar pelos encravados
Se costumas sofrer de pelos encravados depois da depilação, ficando com muitas bolinhas vermelhas, aplica um pouco de álcool na zona. Isto deve aliviar a irritação e deixar a pele mais macia. Tem atenção para não aplicar o álcool em áreas realmente feridas, porque iria arder bastante.
- Limpar a pele
O álcool é capaz de funcionar tão bem quanto cremes de combate ao acne, pois tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que não só vão desinfetar as borbulhas existentes como prevenir o aparecimento de outras. Aplica álcool diretamente nas borbulhas, com cuidado e em intervalos de tempo espaçados para não irritar a pele.
- Tratar o herpes labial
Embora 85% das pessoas possuam o vírus do herpes, só uma pequena percentagem vai sofrer do mesmo. Caso isso aconteça contigo, experimenta usar álcool etílico 70% nas feridas para as fazer desaparecer mais rapidamente.
- Desinfetar as mãos
O álcool etílico é um excelente desinfetante, e por isso podes criar o teu próprio desinfetante de mãos caseiro com este produto. Para isso, mistura 115gr de gel de aloé veia, meia colher de sopa de álcool e algumas gotas de óleo essencial de árvore do chá numa garrafa com tampa. E está pronto!