Um cãozinho heroico da Sibéria ajudou uma menina de 3 anos a sobreviver durante 12 dias e noites na floresta.
A pequena Larina Chikitova estava perdida nas profundezas da floresta infestada de ursos e lobos da região gélida de Sakha, a mais fria da Sibéria, mas conseguiu superar as probabilidades e encontrar abrigo graças ao seu cão de estimação, Kyrachaan.
Apesar de ter estado em perigo e sem comida durante quase duas semanas, as autoridades acreditam que a menina conseguiu sobreviver sozinha porque tinha Kyrachaan ao seu lado para ajudá-la a encontrar um lugar seguro para dormir.
Aninhada num ninho seguro coberto por relva alta, a criança estava tão bem escondida que até os socorristas tiveram dificuldade em encontrá-la.
Larina foi para a floresta, vagueando atrás do seu pai, que havia embarcado numa operação remota de combate a incêndios em 29 de julho.
Devido à terrível receção telefónica, não foi descoberto que a jovem estava desaparecida até 4 dias depois, quando a sua mãe finalmente conseguiu falar com o marido.
Então, a operação de resgate começou apenas dia 3 de agosto. Os socorristas permaneceram esperançosos porque sabiam que ela estava com o cão e pensaram que o animal poderia ajudá-la a sobreviver.
Os socorristas encontraram vários ursos antes de finalmente encontrar a criança, que estava extremamente magra, com picadas de mosquito a cobrir a maior parte do seu corpo, além de arranhões nos pés.
Larina lembra-se de tudo sobre a sua provação assustadora, especialmente como Kyrachaan a manteve sempre sob vigia e em segurança.
As autoridades e assistentes sociais estão a investigar a família por negligência, devido ao atraso de 4 dias em relatar o desaparecimento da pequena.