Esta é a história de Madalyn Parker, uma mulher americana que trabalha como programadora, e enviou um e-mail para a sua equipa de trabalho para a informar que precisava de 2 dias de folga para poder cuidar da sua saúde mental.
Apesar de este tema ser cada vez mais falado, ainda existe algum tabu, e nem todas as pessoas possuem o à vontade necessário para pedir um tempo para dedicar à mente.
Ao contrário das doenças físicas, as mentais não são fáceis de detetar pelo exterior, o que leva quem não sofre das mesmas a julgar quem sofre, instalando o medo.
Por isto mesmo, Madalyn foi considerada bastante corajosa, quando encaminhou a seguinte mensagem para o escritório:
“Olá equipa. Vou tirar o dia de hoje e amanhã de folga para cuidar da minha saúde mental. Espero voltar na semana que vem renovada e 100% pronta para trabalhar. Muito obrigada.”
Porém, o mais surpreendente foi a resposta do chefe de Madalyn ao seu e-mail:
“Olá Madalyn. Gostava de te agradecer pessoalmente por enviar um e-mail como esse. Sempre que o faz, uso-o como um lembrete da importância de dar uso aos dias de folga também para cuidar da saúde mental. Eu não acredito que isso não seja uma prática comum em todas as empresas. És um exemplo para todos nós, ajudando a cortar o estigma para que seja possível todos nós darmos 100% no trabalho.”
Não é nada fácil fazer com que um certo assunto deixe de ser tabu, mas Madalyn conseguiu fazê-lo com graciosidade e simplicidade, mostrando que a melhor forma de o fazer é mesmo agir como se não houvesse tabu.
Infelizmente, a saúde mental ainda não é vista como uma prioridade por maior parte das empresas, mas com pessoas como Madalyn estamos a caminhar na direção certa.
Este é um verdadeiro exemplo, não só por parte de Madalyn, como por parte do seu chefe, que mostrou compreender perfeitamente a sua situação e apoiá-la.
PARTILHE, é importante!