Esta é a história de Jacob Miller, um rapaz que esteve num hospital de Cincinnati, nos EUA, para realizar uma operação de urgência, com 15 anos de idade.
Jacob sofre de problemas de peso desde pequeno, e acabou por desenvolver obesidade mórbida. Aos 15 anos, media 1,95 m e pesava 320 kg, daí ter sido necessário submeter-se a uma cirurgia.
Embora nascido prematuramente, Jacob saiu da barriga da mãe com 5,5 kg, passando para os 23,5 kg num ano.
Cada vez mais alarmados com a saúde do filho, que tinha grande probabilidades de desenvolver problemas respiratórios e cardiovasculares, gordura no fígado, pernas inchadas e diabetes, os pais de Jacob decidiram que o tinham de levar ao médico.
Surpreendentemente, Jacob não era obeso por não saber controlar a compulsão pela comida, como se costuma verificar nestes casos, mas sim por causa de uma disfunção hormonal congénita.
Para encontrar o tratamento indicado, podiam ser precisos 15 anos, e os profissionais do Centro Médico do Hospital Infantil de Cincinnati aconselharam Jacob a realizar uma cirurgia bariátrica, isto é, para reduzir o estômago.
Antes da cirurgia, Jacob conseguiu perder 35 kg, e após a mesma, no dia 15 de julho de 2013, teve de se comprometer com uma dieta rigorosa.
A equipa cirúrgica conseguiu reduzir substancialmente o tamanho do estômago de Jacob com sucesso, e este alterou a sua alimentação e iniciou a prática de exercício físico.
Com o auxílio de especialistas em nutrição e fisioterapia, e os amigos e a família, Jacob recuperou bem durante os 3 meses que se seguiram à cirurgia, e regressou à escola.
Nesses 3 meses, Jacob conseguiu perder 68 kg, e deixou todos boquiabertos com o progresso. Todos os amigos e familiares estão orgulhosos, e Jacob dá-lhes muito valor pois estiveram com ele “nos bons e maus momentos”.
Apesar de todos os seus problemas, Jacob é um rapaz bastante divertido e cativante, e todos os colegas os adoram.
Quando se aproximou a gala da escola, ganhou coragem para pedir a uma rapariga para dançar com ele, algo que nunca tinha imaginado que fosse acontecer. O melhor é que a rapariga aceitou e teve todo o gosto em poder acompanhá-lo na dança!
Veja a evolução de Jacob através das imagens e PARTILHE!