Hoje vamos falar um pouco sobre o Chile, um país sul-americano frequentemente atingido por desastres naturais, como terramotos, tsunamis e erupções vulcânicas que provocam muitas mortes.
Este ano, o Chile foi novamente assolado por uma tragédia, desta vez diversos incêndios florestais que consumiram áreas do centro e do sul do país durante o mês passado e este.
Os incêndios, frutos do facto de este verão ser um dos mais quentes da história chilena, resultou na perda de aproximadamente 600.000 hectares de terra e na morte de 11 pessoas, entre elas bombeiros e habitantes da área.
A família de Carlos e Silvana García, residentes em Hualqui, uma comunidade situada em Concepción, que tal como muitas outras no Chile foi devastada pelos incêndios.
A casa desta família ficou rodeada pelas chamas, e Carlos tentava ao máximo contê-la, sem sucesso, até que Silvana se lembrou de ir buscar uma corda e pedir às filhas que a acompanhassem até ao poço com água do quintal. Aí, Silvana ajudou-as descer com a corda e entrar na água, e arranjou forma de fechar o poço, com cerca de 3 metros de profundidade, com recursos a placas de zinco que impediram a entrada das chamas.
As três esperaram quase 2 horas dentro do poço, enquanto tudo à volta ardia, e no final Carlos foi à procura delas, desesperado.
Então, ouviu sons vindos do poço, e de imediato começou a ajudá-las a regressar à superfície. Infelizmente, tinham perdido a casa, as plantações e os animais, mas o que mais importava era estarem todos vivos.
Silvana foi verdadeiramente corajosa e engenhosa, e graças a isso ela e as filhas conseguiram sobreviver.
Veja mais sobre esta família no vídeo abaixo!