Um homem de San Francisco levou o termo “Moving House” literalmente quando transferiu a sua casa de estilo vitoriano da cidade para um novo local.
A casa de cor de menta com grandes janelas e uma porta da frente castanha foi transportada em plataformas gigantes pela estrada de São Francisco. A mudança começou por volta das 6:15 da manhã, mas a hora de ponta matinal não impediu 600 espectadores de parar para testemunhar o espetáculo nunca antes visto.
A Englander House, como é conhecida, foi construída em 1882 e recentemente movida para um local a sete quarteirões de distância da localização original. A estrutura vintage foi levada a uma velocidade máxima de 1,6km por hora ao longo dos 600 metros da rua 807 Franklin Street para a 635 Fulton Street, mudando de endereço após 139 anos.
Obviamente, mover a casa não foi tarefa fácil. A certo ponto, os trabalhadores tiveram de fazer grandes manobras para conseguir separar uma das extremidades da casa de dois andares de um semáforo após uma curva.
Muitos elementos de rua foram afetados enquanto a casa fazia a sua lenta jornada: vários parquímetros foram danificados, sinais de trânsito realocados, linhas de energias removidas e os membros de árvores aparados.
A transferência estava a ser planeada há anos, pelo proprietário e agente imobiliário Tim Brown, que conseguiu preservar a estrutura histórica.
Na sua localização original, em Franklin Street, será desenvolvido um complexo de 48 unidades, ao longo de 8 andares, enquanto a casa vitoriana transportada será convertida em 7 unidades residenciais.
Tim Brown pagou US $ 2,6 milhões pela casa de estilo vitoriano de 480m2 em 2013. Phil Joy, um transportador veterano, explicou ser necessário garantir licenças de mais de 15 agências na cidade, e que relocar a casa pela rua custou aproximadamente US $ 400.000 a Tim Brown.
“Estas casas fazem parte do tecido de São Francisco. É importante preservá-las em vez de substituí-las por um monte de caixas frigoríficas”, disse Fiona McDougall, membro da Aliança Vitoriana de São Francisco.
A cidade tem uma longa história de casas relocadas, com cavalos usados para puxá-las pela rua antes de camiões e veículos assumirem o controlo, mas a Englander House é a primeira a ser movida em mais de 50 anos.
A transferência complexa tornou-se viril online e fez manchetes, e algumas pessoas brincaram sobre como deveriam ter optado por usar balões, numa referência ao filme”Up” da Disney.
É incrível ver como os trabalhadores moviam a casa de estilo vitoriano de um local para outro, e escusado será dizer que este projeto exigiu grande engenharia e muitos cálculos para se tornar uma realidade. Muitos parabéns a todos os envolvidos!
Veja o vídeo e PARTILHE!