Existe uma cidade situada por baixo de Coimbra que tem milhares de anos mas que ainda assim maior parte das pessoas desconhece! Antigamente chamada “Aeminium”, hoje é apenas um vestígio de uma cidade.
Aeminium foi residência de figuras monárquicas como D. Henrique, D. Teresa e D. Afonso Henriques, tendo também servido de armazém comercial e local de aprendizagem.
Quando o povo suevo saqueou e destruiu Conímbriga (465-468 d.C.), os seus habitantes foram obrigados a fugir para Aeminium, o que acabou por aumentar a população do local e ajudou a cidade a crescer.
Os vestígios mais antigos de Aeminium, vizinha e protegida de Conímbriga, remontam à era romana. Um deles é o criptopórtico romano, uma galeria de túneis subterrâneos com vários arcos que foi construído para suportar o Fórum Romano de Aeminium, pode ser visitado no Museu Machado de Castro.
A plataforma artificial que suportava esta estrutura manteve-se intacta até aos dias de hoje e permite que o público lhe tenha acesso total, uma experiência enriquecedora para qualquer amante de História!