Para qualquer mulher, o parto é um dos momentos mais íntimos e de maior exposição, pois há muitos médicos, assistentes e auxiliares presentes… mas não necessariamente!
Com o avanço da medicina e a preferência geral pela cirurgia cesariana, o trabalho das enfermeiras neonatais e parteiras tem sido cada vez mais valorizado.
A fotografia acima foi tirada pela fotógrafa Katie Lacer, e demonstra a intimidade na relação entre uma nova mãe e as profissionais que lá estão para a apoiar num dos momentos mais determinantes da sua vida.
A administradora da página Baby Rabies decidiu deixar uma mensagem importante nas redes sociais, que resume bem aquilo que as mães sentem no momento da fotografia:
“Eu nunca vou esquecer os rostos das enfermeiras que me seguiram até à casa de banho depois do parto de cada bebé. Aquele momento que em estamos tão vulneráveis, tão cansadas, com medo, a tremer. A minha barriga inchada a murchar e a minha privacidade acabada há muito tempo. Elas trataram-me com tanta delicadeza e dignidade. Para mim, estes foram momentos de empoderamento e confirmação de que tenho uma verdadeira comunidade para me ajudar, mesmo que seja por apenas alguns momentos dentro da casa de banho, numa sanita, enquanto uma bondosa enfermeira me mostra como colocar um absorvente nas minhas cuequinhas de malha. Esta foto, tirada pela minha amiga MommaKT Shoots, leva-me de volta a este momento. Consigo sentir o cheiro dos curativos. Vamos celebrar todas as enfermeiras que nos ajudam a colocar absorventes logo após o parto (ou dão uma ajuda com aquele primeiro banho após a cesariana).”
Nada se pode comparar ao acompanhamento por um profissional que sabe o que é estar do outro lado, como neste caso, pois dá uma sensação de conforto essencial.
Se também admira o trabalho das enfermeiras e parteiras, PARTILHE!