Ao contrário do que muita gente pensa, grande parte do nosso planeta está ainda por catalogar e surgem novidades todos os dias.
Um exemplo disso é a descoberta da rede de túneis que atravessa toda a Europa, isto é, um conjunto muito extenso de passagens subterrâneas construídas há 12 mil anos e que permanecem até hoje.
Não existem ainda muitos dados sobre estes túneis, mas estes aparentam ter sido construídos na Idade da Pedra e conseguem atravessar toda a Europa desde a Escócia, passando por países como a Alemanha e a Áustria até à Turquia.
Em toda a Europa encontram-se milhares de túneis, maior parte deles muito estreitos (70cm de diâmetro), o suficiente para caber uma pessoa. Entre os túneis observam-se algumas áreas onde existem assentos e salas de armazenamento. Lamber Karner, o primeiro explorador deste sistema subterrâneo, andou por 400 buracos com o auxílio de uma vela.
A existência deste sistema ainda está por explicar, sendo considerado um mistério da Europa, e algumas pessoas acreditam que foi construído por criaturas míticas como elfos ou gnomos.
Os especialistas defendem que a rede de túneis serviu de proteção para as pessoas contra possíveis predadores ou foi usada como uma forma de viajar em segurança e escapar às guerras ou às condições climáticas.
Algumas entradas começam na cozinha de uma casa até uma igreja, cemitério e até mesmo uma floresta. Alguns sugerem que fossem refúgios para o caso de se dar um ataque inesperado, mas não foram encontrados substâncias orgânicas como comida nem objetos.
Dr. Kush, um arqueólogo alemão, escreveu que apenas numa zona da Alemanha (Baviera), foram encontrados 700 metros de ligações subterrâneas que se alargam desde o norte da Escócia até ao Mediterrâneo.
Continua um verdadeiro mistério como é que, há tantos anos atrás, foi construída uma rede de túneis tão comprida e complexa.