Inspiração

Estes coletores de lixo deram vida a uma maravilhosa biblioteca com os livros que encontraram no lixo

Em Ancara, os funcionários municipais de Çanlaya, encarregados de reconhecer resíduos na capital turca, deram uma nova vida a aproximadamente 6000 livros ao criar uma biblioteca pública.

Ao longo de meses, a equipa recolheu livros do lixo e organizou-os nas prateleiras da biblioteca, um novo espaço localizado numa antiga fábrica de tijolos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

La biblioteca di Ankara, inaugurata in una ex fabbrica di mattoni pochi mesi fa, conta più di seimila volumi. Fin qui nulla di strano. La cosa incredibile è che sono tutti recuperati per strada e nella spazzatura dai netturbini del servizio pubblico che, stanchi dello spreco di carta (e cultura) cui si trovavano davanti ogni giorno, hanno deciso di prendere quelle centinaia di libri e mettere in piedi una vera e propria biblioteca. L’idea, nata quasi per scherzo, è stata un successo talmente grande, che da poco la biblioteca ha iniziato a donare volumi anche ad altri enti come scuole e prigioni, o per programmi di formazione. Una nuova vita per i libri. Una meravigliosa rivincita per la cultura! #biblioteca #libreria #ankara #libri #riciclo #recupero #exfabbrica #ideegeniali #idea #belleiniziative #cultura #art #artist #netturbino #progetti #book #photo #love #life #people #sorrisi #sansapalooza #sansaoff

Uma publicação partilhada por SanSaPalooza (@sansapaloozaofficial) a

Ao ver a iniciativa, os habitantes quiseram contribuíram, e passar a dar os seus livros diretamente em vez de deitá-los fora.

“Antes, eu queria ter uma biblioteca em casa. Agora, temos uma mesmo aqui”, disse Serhat Baytemur, um dos responsáveis pelo movimento.

No começo, os livros eram apenas para emprestas a membros da família e amigos, mas o entusiasmo da população em relação à ideia possibilitou inaugurar o espaço aberto ao público, com apoio do governo.

“Começámos a discutir a ideia de criar uma biblioteca com esses livros e quando todos concordaram, o projeto aconteceu”, afirmou Alper Tasdelen, o Presidente da Cãmara de Çankaya.

De momento, estão mais de 6000 livros de diversas categorias disponíveis na biblioteca, essencial na comunidade, ao nível do ensino.

Esta biblioteca, que costuma ser visitada por filhos de funcionários municipais e estudantes de escolas vizinhas, possui uma área de lounge para leitores de tabuleiros de xadrez e é também popular entre os ciclistas que costumam passar para uma leitura rápida e uma chávena de chá.

PARTILHE!

Popular

To Top