A maioria das pessoas tem hábitos que comprometem a sua saúde, e nem sequer se apercebem disto, por isso achámos importante deixar o alerta.
Um dos órgãos mais importantes do nosso corpo são os rins, cuja função consiste em remover as toxinas pela urina, regulando os níveis de minerais e a pressão sanguínea.
Os rins são ainda responsáveis pela produção de hormonas essenciais ao organismo e pela formação de células vermelhas no sangue, que transportam oxigénio e nutrientes por todo o corpo.
Sem certos cuidados, os rins podem adoecer, causando sintomas como vómito, mau hálito, mudança de cor da urina, tonturas, comichão, problemas respiratório, dores súbitas, anemia, cansaço ou sensação de frio.
Aqui fica uma lista dos principais hábitos que prejudicam a saúde renal:
- Beber pouca água
Quando ingerimos pouca água, o sangue fica muito concentrado e a circulação do mesmo reduz, comprometendo a eliminação de toxinas por parte dos rins.
Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia para um adulto.
- Aguentar a urina
Aguentar a urina durante muito tempo pode originar a acumulação de bactérias na bexiga, que resultem em infeções urinárias.
Quando a urina passa muito tempo na bexiga, dá-se uma pressão elevada nos rins e pode causar insuficiência renal.
- Fumar
O vício de fumar pode prejudicar bastante a saúde de uma pessoa, afetando órgãos como os rins.
Foi descoberta uma relação entre o tabagismo e a doença renal, sendo o primeiro considerado a maior causa de insuficiência renal terminal.
Este vício provoca um aumento na pressão arterial e frequência cardíaca, e acaba por reduzir a circulação sanguínea nos rins.
- Ingerir muita proteína
Consumir muitos alimentos ricos em proteína, tais como a carna vermelha, pode aumentar o risco de doença renal.
Assim, é recomendado limitar o consumo de proteínas, principalmente se já sofrer de problemas renais.
- Consumir sal excessivamente
Usar muito sal pode prejudicar a saúde dos rins, para além da saúde em geral, pois este órgão é responsável por 95% do metabolismo do sódio.
Quando ingerimos muito sal, os rins são obrigados a trabalhar muito mais para o poder eliminar, e isto compromete o seu funcionamento e aumenta a pressão sanguínea.
- Dormir pouco
Dormir 7 a 8 horas por dia é muito importante para manter o corpo saudável e apto, pois é durante essa altura que os órgãos procedem à sua renovação.
Quando nos privamos de dormir, a saúde é afetada, em especial os rins, porque ocorre um aumento da obstrução das artérias e da pressão arterial.
- Tomar analgésicos com frequência
Maior parte das pessoas recorre a analgésicos para aliviar as dores, o que acontece com relativa regularidade. O que não sabem, é que estes comprimidos afetam a saúde dos rins e de outros órgãos, podendo mesmo provocar insuficiência renal aguda.
Os analgésicos podem reduzir a circulação sanguínea para os rins e impedir que estes funcionem, pelo que o seu uso contínuo é desaconselhado.
- Consumir grandes quantidades de cafeína
Quando ingerimos muita cafeína, a nossa pressão sanguínea aumenta, tal como a pressão sobre os rins, podendo originar cálculos renais.
- Ingerir muito álcool
As bebidas alcoólicas enchem os rins e fígados de toxinas, e se forem ingeridas com demasiada frequência, podem causar danos irreversíveis a estes órgãos.
O álcool desidrata o corpo, comprometendo assim o funcionamento renal.
- Desvalorizar o tratamento de infeções comuns
Caso tenha tosse, constipação, gripe, amigdalite ou faringite, infeções consideradas relativamente comuns, certifique-se que as trata apropriadamente.
Uma infeção não tratada, mesmo que comum, pode acabar por prejudicar bastante os rins ou outros órgãos.
PARTILHE, é importante!