Athena Orchard, residente na cidade inglesa de Leicester, era uma rapariga de 12 anos feliz e bonita que adorava praticar desporto – principalmente boxe. Costumava cuidar das duas 6 irmãs e dos seus 3 irmãos com muito carinho.
Pouco antes do Natal, a jovem sentiu um inchaço na cabeça. Ao início, achou que não era nada de especial, mas ao desmaiar na cozinha foi levada para o hospital onde os médicos lhe deram a terrível notícia de que sofria de cancro.
Athena foi submetida a uma cirurgia de 7 horas, em que o tumor foi retirado da sua coluna vertebral. Depois disso, submeteu-se a quimioterapia e acabou por perder todo o cabelo. A rapariga que anteriormente tinha energia de sobra, não tinha força sequer para se levantar da cama.
“Ela mantinha-se sempre otimista e dizia-me que não devia chorar”, conta a mãe Caroline. “Nós sabíamos que o cancro era muito agressivo. Ela lutou com tudo o que tinha.” Porém, logo após o seu 13º aniversário, Athena faleceu.
Alguns dias depois da morte da filha, o pai, Dean, resolveu empacotar as coisas dela e descobriu algo atrás do espelho. Ela tinha escrito uma mensagem desde a parte de cima à parte de baixo do mesmo! “Não podia acreditar. Eram 3000 palavras!”, contou Dean. “Fiquei desorientado. Comecei a ler a mensagem, mas pouco tempo tive de parar. Era simplesmente mais do que eu conseguia aguentar. Partiu o meu coração”, acrescenta o pai de Athena.
As palavras escritas pela rapariga de 13 anos relevavam uma grande sabedoria. Aqui ficam alguns excertos da mensagem do espelho:
“A felicidade depende de nós. Talvez não se trate de um final feliz, talvez se trate da história que vem antes.
O sentido da vida é uma vida com sentido. Entre o ordinário e o extraordinário existe apenas uma divisão bem ténue.
A felicidade é um caminho e não um objetivo. Agradece todos os dias. Sê feliz, sê livre, acredita em alguma coisa.
Vocês sabem o que eu fiz, mas não pelo que tive de passar. O amor é como vidro: parece lindo mas quebra-se com muita facilidade.
Todos os dias são uma coisa especial, portanto faz deles o melhor que puderes. Amanhã podes descobrir que tens alguma doença, portanto aproveita cada dia ao máximo. A vida só é ruim quando fazes dela ruim.
Quando amas alguém, não deixes essa pessoa ir, por mais difícil que a situação possa parecer. A vida é feita de altos e baixos, mas sem os baixos os altos não têm qualquer significado.
Eu queria ser a rapariga que melhora os dias ruins e queria ser a pessoa sobre a qual te referes quando dizes que alguém mudou a tua vida.
Eu luto contra mim mesma. Eu consigo sentir a tua dor. Magoa, mas tudo bem, já me habituei. Não me julgues, vês apenas o que eu deixo que vejas. Mas não conheces a verdade!
Quando se trata de amor, não importa com quem queres passar o teu futuro. O que importa é quem são as pessoas sem as quais não consegues imaginar-te a viver.
Não há motivos para chorar, uma vez que eu sei que estarás ao meu lado.”
A rapariga teve muita força para consegui escrever esta mensagem. “Ela não se referiu a ninguém, mas isso combina com ela”, explica o pai. “A Athena refletia muito e adorava escrever, o que sempre me deixou muito feliz.” Mesmo agora, que Athena já não está entre nós, ela faz-se imortal para a sua família através das palavras que deixou. “Vamos guardar o espelho para sempre. Ler as suas palavras dá a sensação de que ela ainda está entre nós.”
Apesar da doença, Athena nunca desistiu de olhar para o lado bom da vida. O seu otimismo revela-se nos seus últimos pensamentos, que a adolescente escreveu atrás do espelho. Ela pensou nas palavras que escrevia enquanto olhava o espelho e via como o cancro a tinha mudado.
Athena é uma verdadeira inspiração para todos nós!
Se a carta desta rapariga também te emocionou, partilha com os teus amigos e familiares no Facebook!