Notícias

Esta criança foi envenenada por esta planta que muitos temos em casa!

Muitas pessoas têm plantas em casa, por diversas razões: estas purificam o ar, dão outra energia à casa, dão boa aparência, etc. No entanto, apesar do aspeto inofensivo, existem plantas que são perigosas para o ser humano.

Neste post, pretendemos alertar para uma planta que por muitos pode ser conhecida por “comigo ninguém pode”, ou pelo seu nome científico dieffenbachia. Apesar de parecer uma daquelas plantas completamente inofensivas, esta pode matar, no caso das crianças. Esta planta tem células que contêm cristais de oxalato de cálcio com a forma de agulhas, chamados ráfides. A toxicidade desta planta é criada pela existência de enzimas proteolíticas, que proporcionam a criação de histamina. Assim, se uma folha desta planta for mastigada, esta causará uma sensação de ardor temporária e vermelhidão.

Um dia, foi relatada a história de uma criança de 5 anos que começou a sentir severas dores no estômago após ter mastigado uma folha dessa planta. Apesar de a sua mãe a ter tentado tranquilizar, dizendo que era apenas uma dor de estômago, foi ficando cada vez mais preocupada ao ver que a dor se intensificava com o passar do tempo. A criança foi levada para o hospital, onde se descobriu que a causa era envenenamento em alta escala.

Gosta desta página -->

Durante 3 horas, a criança recebeu tratamento. Teve de ser imediatamente enviada para o serviço de emergência, pois sofria de choque anafilático, que requer uma injeção de epinefrina. Se este choque não fosse tratado de imediato, a criança podia ter ficado inconsciente ou mesmo ter morrido. Graças à rápida intervenção, acabou por correr tudo bem.

Porém, mesmo apenas o facto de haver contato com a planta, pode causar sintomas em crianças e animais, como irritação oral, salivação excessiva e inchaço. Não existem muitos casos graves, pois na maioria dos casos os sintomas podem ser tratados com analgésicos e anti-histamínicos.

Nos casos mais graves, pode ser ainda recomendada lavagem intestinal, sendo que 70% desses casos acontece com crianças com menos 5 anos.

Popular

To Top