Emocionante

Éramos tão felizes e nem sabíamos! Lembras-te destes 10 jogos de rua de antigamente?

Posted on

Será que ainda te lembras das brincadeiras de antigamente, antes de existirem os smartphones, tablets e computadores? Não precisávamos de tecnologias e divertíamo-nos à grande! Aqui ficam alguns dos jogos que fazíamos:

Ioiô

O famoso ioiô é um dos brinquedos mais antigos. A palavra deriva da expressão filipina “volte aqui”, sendo exatamente isso que faz. Este jogo ia ficando cada vez mais divertido à medida que ganhávamos experiência e desenvolvíamos técnicas que mais tarde mostrávamos
à família e amigos, como o efeito “balança”, “vai e vem”, “trapézio” e “passeio cãozinho”.

Macaca

Desenhavam-se vários retângulos no chão com giz, conforme a imagem, e passavam-se umas belas horas a atirar uma pedra, a caminhar em pé coxinho respeitando as casas desenhadas para a apanhar em equilíbrio num só pé e a regressar também em pé-coxinho. Em algumas casas podiam ser colocados os 2 pés em simultâneo (as que tinham 2 quadrados lado a lado), enquanto que noutras só se podia apoiar num pé.

Pião

Bastava ter um pião, uma corda para o fazer girar e algo para desenhar um círculo no chão para passar uma tarde divertida com amigos. O objetivo era deixar girar o pião no círculo e correr com os piões dos outros para fora desse espaço. Quem conseguisse fazer o pião rodar mais tempo, ganhava!

Malha

Este jogo remonta ao tempo em que se começaram a colocar ferraduras nos cavalos do exército romano. Para ocupar o tempo, os soldados lembraram-se de atirar as ferraduras com o objetivo de derrubar ou chegar perto de um pau. Em Portugal, o nome mais popular deste jogo é “chinquilho”, palavra proveniente do verbo “achincalhar” (ridicularizar/rebaixar/humilhar), pelo facto de este ser um passatempo tradicional das classes mais desfavorecidas. Geralmente, os verdadeiros mestres da arte do “malhar” ou “achincalhar” são carecas ou de cabelos brancos!

Escondidas

Este jogo é tão mais divertido quanto maior o potencial de esconderijos do espaço. Jogar às escondidas é um velho clássico dos recreios ou festas de aniversário. Ninguém gostava de ficar a contar alto até 100 contra uma parede e ter de ir à descoberta dos amigos escondidos, mas tocava a todos. No fim da contagem, o jogador anunciava o início da busca gritando “aí vou eu” e os outros jogadores tinham de ficar quietos no sítio onde se encontravam. A palavra “coito” nunca foi tão inocente como quando utilizada pelo jogador que chegava vitorioso sem ser apanhado pelo caminho. Caso o conseguisse, podia dizer “1, 2, 3 salvo X” (X= nome de um amigo ou amiga) ou “1, 2, 3 salvo todos!”

Salto ao eixo

Embora fizesse parte de algumas aulas de ginástica, muitas crianças divertiam-se a saltar por cima umas das outras nos intervalos: uma colocava o tronco para a frente, apoiava bem as mãos nas pernas e virava a cabeça para baixo. A outra precisava de ser ágil o suficiente para saltar por cima dela!

Saltar à corda

Neste jogo, 2 crianças faziam de “poste” para segurar a corda e uma outra pulava sobre a mesma, com 1 ou 2 pés. A dificuldade ia aumentando à medida que as meninas que seguravam a corda a iam subindo.

Jogo do polícia e ladrão

Desenhava-se um grande retângulo no chão, com seis quadrados divididos por corredores e decidia-se quem era ladrão e polícia. Os polícias só andavam nos corredores e tinham que apanhar com apenas um toque os ladrões que saltavam de quadrado em quadrado. Era dos jogos mais divertidos!

Berlinde

Gosta desta página -->

Quem não se lembra de colecionar berlindes de todas as cores e feitios? Existiam imensas variedades de jogos do berlinde mas uma das mais conhecidas era a das 3 covinhas. O objetivo era tentar colocar os berlindes sucessivamente nas 3 covas dispostas em linha reta e fazer o percurso inverso quando se chegasse à última. À medida que ia concluindo estas etapas, o jogador conquistava o direito de ficar com os berlindes dos outros.

Jogo do Mata

Dividia-se um campo ao meio e formavam-se duas equipas. O principal objetivo era eliminar os adversários com uma bola. O jogador na posse da bola tinha de a lançar em direção aos outros jogadores e se esta tocasse em alguém, essa pessoa ficaria “morta”, daí o nome do jogo.

Se jogaste estes jogos e gostaste de os recordar, partilha!

Popular

Exit mobile version