A falta de moradia é um fenómeno que pode parecer distante para a maioria de nós, mas às vezes está mais próximo do que pensamos. Tudo o que é preciso é uma maré de má sorte, uma doença ou uma perda de emprego. Pode ser fácil julgar aqueles que vivem na rua, mas devia ser ainda mais fácil mostrar alguma bondade aos menos afortunados, como Joe Wilson, que para e conversa todos os fins de semana de manhã com um sem-abrigo no seu café favorito.
Um dos rituais de fim de semana mais preciosos de Joe Wilson é tomar o pequeno-almoço especial num café em Glasgow, chamado Old Salty’s, e faz sempre questão de comprar um café extra para dar ao sem-abrigo, que vende uma revista chamada Big Issue, no exterior. O homem, chamado Daniel, acabou por desenvolver uma grande amizade com Joe ao longo do tempo.
Antes de cair na rua, Daniel era um chef, mas infelizmente perdeu o emprego e acabou a viver na rua e a vender revistas para sobreviver.
“O Joe é um homem muito bom, ele aparece todas as semanas para uma conversa e paga-me um café. Ele não é rico nem nada, é apenas um homem brilhante e gentil”, conta Daniel.
Numa manhã de sábado, Joe foi ao Old Salty’s, como de costume, para tomar o seu pequeno-almoço, e quando ia para pagar, o funcionário da caixa disse-lhe que a sua refeição já tinha sido paga – por Daniel!
Joe ficou atordoado, mas ainda assim comprou o café habitual para Daniel, que estava a sorrir de orelha a orelha, e agradeceu-lhe pela sua gentileza e generosidade.
Daniel disse a Joe que havia ganho algum dinheiro com um bilhete de lotaria, e decidiu usar os seus ganhos para de alguma forma recompensar Joe por toda a bondade que lhe tinha sempre demonstrado.
Joe ficou surpreendido quando soube, mais tarde, que Daniel não tinha ganho dinheiro, e tinha sim juntado algum dinheiro de lado para poder mostrar a Joe o quanto apreciava os seus momentos e conversas semanais no café.
Mesmo que Daniel mal ganhe o suficiente para sobreviver, ele queria mostrar o seu apreço pela bondade demonstrada por Joe.
Todos nós podemos seguir o exemplo de Daniel e ser mais atenciosos sobre como mostramos o nosso amor e gratidão àqueles que melhoram as nossas vidas.
PARTILHE!