Na década de 1920, o Dr. Otto Warbug, vencedor do Prémio Nobel em 1931, fez a seguinte declaração: “O crescimento das células cancerosas é iniciada por uma relativa falta de oxigénio. O cancro não pode viver num ambiente rico em oxigénio”.
Nos anos 1950, a Dra. Johanna Budwig, uma das bioquímicas mais conceituadas da Alemanha e uma das melhores investigadoras de cancro da Europa, desenvolveu um tratamento simples que é considerado uma das melhores alternativas para curar o cancro normalmente.
Tendo sido indicada para o Prémio Nobel da Medicina sete vezes, a Dra. Budwig tinha uma taxa de sucesso de 90% com o seu tratamento para todos os tipos de pacientes com cancro, que se baseava numa dieta criada por si própria.
A dieta Budwig, criada em 1951, ajuda a tratar a hipertensão arterial, cancro, artrite, artrose, esclerose múltipla e outras doenças.
A cientista alemã descobriu que a gordura da semente de linhaça é o elemento-chave na cura do cancro e concluiu, depois de vários estudos, que todos os pacientes com cancro tinham uma característica em comum: um sistema imunitário debilitado e carente de muito micronutrientes, especialmente ácidos graxos essenciais como o ómega 3 e 6.
Para recuperar a saúde dos seus pacientes, a Dra. Budwig receitava uma dieta quase vegetariana, à base de óleo de linhaça misturado queijo cottage, que contém proteína sulfurada que facilita o transporte dos eletrões da moléculas de ómega 3 e 6 para dentro das células.
O objetivo desta dieta é conseguir uma respiração celular eficiente, porque as células cancerosas não têm a capacidade de sobreviver num ambiente rico em oxigénio, tal como afirmou o Dr. Warbug.
Sendo um tratamento tão simples, com uma taxa de cura de mais de 90%, os mais céticos levantaram desconfianças. Porém, existe um grupo no site Yahoo chamado flaxseedoil2 (flax seed oil = óleo de linhaça) com mais de 20 mil membros que trocam entre si as suas experiências e relatam casos de cura de cancro.
Neste grupo, existem vários depoimentos de pacientes que melhoraram drasticamente em pouco tempo graças à dieta Budwig.
A receita do óleo de linhaça com queijo cottage é a seguinte:
- Coloca de meia a uma chávena de chá de queijo cottage pobre em gordura e orgânico e uma colher de sopa de óleo de linhaça virgem, puro, prensado a frio e não processado (que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais) num liquidificador;
- Bate os dois ingredientes;
- Acrescenta um pouco de água;
- Bate muito bem.
Toma esta mistura diariamente.
Relativamente à alimentação, aqui fica a dieta recomendada pela Dra. Budwig:
- 4 a 6 chávenas de vegetais frescos e orgânicos
- Temperar a salada com óleo de linhaça e 1 a 2 colheres de semente de linhaça moída na hora
- Se possível, incluir brócolos, couve e cogumelos maitake
- 3 a 4 frutas frescas médias por dia
- 120 a 250gr de peixe fresco (de preferência de água fria, como o bacalhau ou a sardinha)
- 100 gramas de carne fresca sem hormonas, antibiótico e pobre em gordura 2 a 3 vezes por semana
- 3 a 4 porções de pão integral e cereais integrais
- 8 copos de água mineral sem gás por dia (se possível, purificada por osmose reversa e ozonização)
- Sumo de frutas frescas (os sumos cítricos devem ser tomados com distância do óleo de linhaça com queijo cottage
Pequeno-almoço:
Sumo de frutas;
Cereais: semente de linhaça, grãos integrais, salada de frutas, mistura de óleo de linhaça com queijo cottage, 1/3 a ½ chávena de leite pobre em gordura e mel no liquidificador;
Ovos: mistura 2 ovos sem hormonas artificiais com 1 colher de chá de óleo de linhaça e 1 colhe de sopa de queijo cottage. Adiciona tomate picado, cebola, pimentão, ervas e especiarias e cozinha lentamente.
Almoço e jantar:
Salada: qualquer mistura de vegetais e folhas verdes ou frutas;
Molho da salada: mistura queijo cottage com óleo de linhaça e acrescenta um dos seguintes ingredientes: 1 colher de sopa de mel e ½ colher de mostarda dijón); creme italiano (vinagre e ervas italianas), picadinho de espinafre, abóbora, salsa e limão; picadinho de chili, pimentão vermelho, tomate, cebola, ervas e especiarias; mel, nozes esmagadas, sementes de linhaça ou gergelim moídas e uma pitada de canela, limão ou mostarda.
Sobremesa: uma chávena de pêssegos, cerejas, nozes, castanha-do-pará, noz-pecã, amêndoas, canela e mel.
Nota: antes de iniciar um tratamento caseiro, deves consultar o teu médico.