Será que, caso estivesses presente enquanto uma pessoa sofria um ataque cardíaco, saberias o que fazer? Aquilo que devias fazer primeiramente é ligar para o serviço de emergências, mas como os paramédicos ainda demoram a chegar ao local, vamos dar-te a conhecer o que podes fazer até lá para ajudar a pessoa.
O conhecimento não ocupa lugar, e em muitos casos pode até salvar vidas, portanto toda a informação é útil para estarmos minimamente preparados para qualquer eventualidade.
Na verdade, há um ingrediente totalmente natural, que todos nós temos em casa, pode ajudar muito em caso de ataque cardíaco: a pimenta caiena!
Embora seja de extrema importância esperar pelos paramédicos, que estão treinados para estas situações, usar esta especiaria pode impedir que o ataque se agrave.
A medicina alternativa é cada vez mais valorizada e utilizada por recorrer apenas a produtos naturais e nunca a substâncias químicas ou tóxicas, e foi John Christopher, especialista desta medicina, que descobriu este truque.
John fez testes com mais 50 fórmulas à base de planta, e a conclusão foi que a pimenta caiena é a mais eficiente na paragem de um ataque cardíaco.
Segundo o especialista, deve dar-se um copo de água misturada com uma colher de chá de pimenta caiena à pessoa que estiver a sofrer um ataque cardíaco, e caso fique inconsciente, coloca algumas gotas do extrato da pimenta referida na sua língua.
Esta pimenta é responsável por aumentar a frequência cardíaca das pessoas e melhorar a sua circulação sanguínea, o que lhe pode valer preciosos minutos até à chegada de profissionais de saúde.
A pimenta caiena, por vezes designada “pimenta cayenne”, tem um custo inferior a 3€ em praticamente qualquer supermercado, e não custa nada ter um frasquinho por casa.
Outra dica que fazemos questão de deixar é colocar uma nota no frigorífico com instruções específicas sobre o que fazer em caso de urgência.
São pequenas coisas que podem, no fundo, vir a fazer toda a diferença. Partilha esta informação, é importante!