Esta é a história de Alcino Oliveira, um homem de 46 anos que ganha a vida como arrumador de carros em Leiria.
Nascido em Angola, Alcino fugiu com a família da guerra civil rumo a Leiria, onde se destaca como o arrumador de carros mais educado.
Chegados a Leiria, Alcino e a família não tinham nada, pelo que tiveram de começar de novo. “Estudei até aos 15 anos, mas a vida não estava fácil e tive de sair da escola para trabalhar na construção civil. Estava decidido a ajudar as contas lá de casa e a criar os meus irmãos com algum dinheiro”, conta Alcino.
Alcino refere ainda que teve um passado difícil, do qual não gosta de falar, e conta que ficou desempregado há aproximadamente 20 anos.
Depois disso, foi trabalhar para um parque de estacionamento, cujos clientes confiam plenamente nele. Foi preciso um ano para ganhar a confiança das pessoas, mas agora maior parte até lhe confia as chaves dos próprios carros para Alcino os ir arrumando quando não há lugares disponíveis.
“Confiarem em mim deixa-me muito feliz. E gosto de falar com as pessoas. Tudo isto tem-me feito crescer como pessoa e aprecio imenso quando me dão valor. Mas eu não oriento só os carros, faço de tudo um pouco. Por exemplo, ajudo os restaurantes da zona a levar o lixo para os contentores ou descarregar as mercadorias e até já fui fazer depósitos aos bancos. Acima de tudo, sou e quero ser profissional naquilo que faço e fazê-lo bem”, explica Alcino.
“Já ganhei mais mas vai dando para as contas. Algumas pessoas pagam-me à semana, outra ao mês. Às vezes até me trazem comida ou roupa, e eu aceito tudo. Às vezes a roupa não me serve, e acabo por a dar a alguém que precise”, conta o mais famoso arrumador de carros de Leiria.
PARTILHE!