Durante um leilão às cegas em 1989, um casal de Long Island, Nova Iorque, pagou cerca de US$ 100 por uma unidade de armazenamento não reclamada.
Nem eles nem o vendedor sabiam o que havia lá dentro, pelo que foram recebidos com uma agradável surpresa ao abrir a unidade.
Enterrado sob alguns cobertores estava um carro desportivo Lotus Esprit de 1976, usado no filme de James Bond de 1977, “O Espião que Me Amava”. No filme, o veículo transforma-se num submarino que tem a capacidade de disparar mísseis debaixo d’água.
O carro desportivo é um dos oito usados nas filmagens do filme de Bond, mas é o único que funcionou em cenas subaquáticas. Ele foi mantido na unidade de armazenamento após as filmagens e ficou lá, esquecido por mais de uma década, até aparecer o casal anónimo, que administrava uma empresa de aluguer de ferramentas de construção.
Alguns anos depois, Elon Musk comprou o precioso achado do casal por quase US$ 1 milhão! Inicialmente, o casal realmente não sabia o que tinha em mãos, segundo Doug Redenius, cofundador da Fundação Ian Fleming, que validou o veículo. Na verdade, o casal nunca tinha visto um único filme da franquia Bond. “Eles não faziam ideia do valor da sua descoberta”, disse Doug.
O marido planeava consertar o teto amassado do carro e fazer outras melhorias, mas depois de carregar o carro num caminhão e partir para casa, receberam uma chamada a informar que estavam a transportar um carro de James Bond.
Mais tarde, o casal saiu, alugou o filme em questão e finalmente percebeu o que realmente tinham em mãos.
Depois de restaurar esteticamente o carro desportivo, exibiram-no em exposições ao longo dos 20 anos que se seguiram, antes de decidir colocá-lo em leilão em 2013.
Doug Redenius só tinha ouvido falar da existência do carro anos depois de o casal começar a exibi-lo, tendo decidido procura-los e autenticar o veículo com os construtores originais.
Então, ele colocou o casal em contato com a RM Sotheby’s, que lhes prometeu dinheiro suficiente para viverem confortavelmente para o resto das suas vidas se levassem o carro a leilão. Felizmente, isso aconteceu mesmo.
O Lotus foi vendido a um comprador secreto durante um leilão de 2013 na RM Sotheby’s. Mais tarde, foi revelado que Elon Musk era o novo proprietário do carro, que o adquiriu por incríveis US $ 997.000!
O carro era muito especial para Elon, que disse ter crescido a ver o filme em questão. “Foi incrível quando era criança, na África do Sul, assistir ao James Bond em “O Espião Que Me Amava”, a conduzir o seu Lotus Esprit, pressionar um botão e transformá-lo num submarino debaixo de água”, disse numa entrevista em 2013.
“Fiquei desapontado ao saber que o carro não pode realmente transformar-se num submarino, e o que vou fazer é atualizá-lo com um trem de força elétrico da Tesla, ou seja, tentar transformá-lo de verdade”, acrescentou o CEO bilionário.
PARTILHE!