Maior parte das pessoas, quando está a sentir uma dor forte, recorre a medicamentos sem receita médica para ajudar a conseguir um alívio rápido.
Essa foi a intenção de Becky Atkinson, uma mãe que viu a filha Alba, com apenas 10 meses, a chorar com aflição devido à dor nas gengivas, pois os dentes estavam a nascer.
Inicialmente, Becky foi-lhe dando fruta, leite e depois algumas gotas de Advil, um remédio sem receita médica que contém ibuprofeno.
Alba pareceu ficar melhor, mas em pouco tempo Becky apercebeu-se do erro que tinha cometido.
Quando mudou a fralda da bebé, viu que as fezes estavam pretas, o que não é normal, e rapidamente levou a meninas para as urgências.
Infelizmente, os médicos descobriram que o ibuprofeno tinha provocado uma hemorragia interna e duas úlceras no fígado da pequena.
Apesar dos medicamentos anti-inflamatórios sem esteroides, como é o caso deste, poderem ser adquiridos sem conselho médico, é necessário ter cuidado com a sua administração.
Segundo o Dr. Michael Rieder, pediatra canadiano, “este tipo de incidente é muito pouco comum, mas às vezes acontece”.
“Quanto mais ibuprofeno se consome, maior o número de crianças com sangramento gastrointestinal”, continua o especialista.
Depois disto, um representante da empresa responsável por Advil, prestou a seguinte declaração: “as gotas de ibuprofeno são indicadas para aliviar a febre infantil e a dor causada pelas constipações, dores de garganta e ouvido, e se for usado devidamente é seguro e eficaz”.
Felizmente, Alba recuperou e já completou 18 meses. Após o susto, Becky pretende alertar todos os pais sobre os riscos da medicação sem prescrição.
“Tenham cuidado e não agarrem no primeiro remédio que tiverem no armário, pois não há nenhum sem efeitos secundário. Quem me dera saber o dano que este podia causar antes”, conta a mãe de Alba.
Leia sempre a bula dos medicamentos antes de se auto medicar ou dar a outra pessoa, pois é preciso muito cuidado.
PARTILHE, é importante!