Não deve ser nada fácil viver com deficiência visual, e muitas pessoas não se colocam na posição de quem sofre dessa deficiência e acaba por dificultar ainda mais a vida dessas pessoas. Amit Patel é um homem cego de 37 anos de idade e acabou por ter uma brilhante ideia para mostrar ao mundo as dificuldades que encontra diariamente.
O curso que Amit seguia era medicina, até ao momento em que perdeu a sua visão após várias cirurgias mal sucedidas. Foi-lhe diagnosticado a condição de ceratocone – uma doença que modifica a forma da córnea – no decorrer do seu último ano da faculdade de medicina por um colega de apartamento que estudava oftalmologia.
Nos dias que correm, Amit conta com a ajuda do seu cão-guia, mas diariamente enfrenta vários obstáculos nos espaços públicos. Então ele decidiu colocar uma camera GoPro presa à sua cadela chamada Kika, para mostrar todas as dificuldades que tem no seu dia a dia.
Amit afirma que as pessoas o atingiram”deliberadamente” com as suas malas. Todos os dias a sua esposa Seema revê as filmagens à noite.
“Kika senta-se sempre para o meu lado esquerdo, por isso muitas vezes acaba bloqueando a escada rolante. Então as pessoas acertam com sacos e malas para que ela se desvie do caminho”, disse Amit ao Daily Mail.
“Uma senhora até disse que eu deveria pedir desculpas às pessoas por trás dela por não as deixar passar. Perguntei-lhe se eu deveria pedir desculpas por ser cego e ela disse que sim”, desabafa Amit ao Daily Mail.
O homem, que precisa apanhar transportes diariamente, diz que é ignorado pelas pessoas e que dificilmente consegue um lugar para se sentar.
“Às vezes eu apanho o comboio com o meu filho de quatro meses e digo muito alto ‘Kika, encontre-me um assento’, mas ninguém se mexe. Uma vez, quando a minha esposa viu um bocado da filmagem, ela viu que uma senhora estava sentada num assento e utilizando o outro para apoiar suas compras”, disse Amit ao Daily Mail.
Amit espera que mostrando para as pessoas tudo o que enfrenta, elas possam rever suas atitudes e comecem a ajudar a tornar o mundo um lugar mais acessível para todos.