Mahashta Mûrasi é o nome do ser humano mais velho do mundo, e, segundo o Guiness World Records, o homem que viveu mais tempo de sempre. Nascido na Índia em Janeiro de 1835, Mahashta é um sapateiro reformado que afirma ter sido esquecido pela morte.
De acordo com as autoridades indianas, este homem nasceu numa casa em Bangalore no dia 6 de Janeiro de 1835 e passou a viver em Varanasi a partir do ano 1903, onde trabalhou até 1957.
Nessa altura, aos 122 anos, decidiu finalmente reformar-se.
“Estou vivo há tanto tempo que os meus bisnetos já morreram há anos”, explicou Mahashta. “De alguma forma, a morte esqueceu-se de mim e agora já não tenho esperança. Ao olhar para as estatísticas, ninguém morre com mais de 150 anos, muito menos com mais de 170. A este ponto, acho que sou imortal ou assim”, acrescentou.
Todos os documentos de identificação confirmam a versão deste homem, mas até agora nenhum exame médico confirmou a veracidade da mesma. O último médico que Mahashta visitou morreu no ano de 1971, por isso os dados do seu historial médico são escassas.