Hoje vamos dar-te a conhecer a história de Dawson Tamatea, um professor apreciadíssimo na escola de Palmerston North, na Nova Zelândia, onde deu aulas de educação física e matemática ao longo de mais de 30 anos.
Todos os alunos de Dawson sentiam um grande carinho para com ele e consideravam-no um modelo a seguir, por isso, naturalmente ficaram muito abalados quando souberam que o professor tinha falecido.
Juntos, decidiram homenagear o professor com uma “Haka”, dança tradicional dos Maori, o povo nativo da Nova Zelândia, utilizada para afastar os inimigos.
Contudo, os indígenas usam-na também para dar as boas vindas a convidados especiais ou outros eventos importantes.
No dia do funeral do professor Dawson, a escola encerrou mais cedo, permitindo que todos os alunos e colegas pudessem comparecer e fazer a dança juntos.
“A atuação foi muito intensa e emocionante. Estamos extremamente orgulhosos dos nossos alunos e sabemos que o Sr. Tamatea também estaria”, afirmou o responsável pela escola no final da cerimónia fúnebre.
Estes jovens demonstraram realmente muito apreço pelo professor e respeito pela sua memória de uma forma bem forte e tocante, que podes ver no vídeo.
Se também ficaste emocionado, partilha!